terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Família Costa de Vila Franca do Campo

Meu saudoso primo António Augusto Correia de Morais eleborou a árvore genealógica duma das Famílias Costa de Vila Franca do Campo, primeira capital da ilha de S. Miguel, do Arquipélago dos Açores. Ao contrário da generalidade dos genealogistas, começou no mais antigo e investigou de casa em casa e, literalmente, de continente em continente até chegar aos nossos dias e fez este trabalho raro e extraordinário que agora aqui se coloca na esperança de algum dos meus primos o ler e querer completar. Sou trisneto de Joaquim da Costa e tenho pena que o António não tenha vivido o suficiente para publicar o seu trabalho. Pouco tempo antes de morrer mandou-me o exemplar computorizado que abaixo transcrevo em sua memória.
António de Moraes foi o primeiro explicador de inglês escolar que meus irmãos e eu tivemos. Foi compositor, maestro e músico de nomeada no Canadá para onde foi viver. Foi escritor rigoroso de coisas do mar, tendo publicado um notável trabalho intitulado “Carregadores Açoreanos e a sua Frota”, edição do Instituto Açoriano de Cultura, 1999. Conhecedor como poucos das coisas do mar, era hábil construtor de miniaturas de navios que oxalá se não tenham perdido, pois são autênticas obras primas da arte náutica de que foi grande cultor. E, enquanto viveu, dedicou um amor especial à sua “Vila” e aos Costas que tanto contribuíram para o seu progresso. Era seu desejo que todos os primos se conhecessem e convivessem e este seu trabalho é o maior contributo para esse bom objectivo.

Como não pude colocar neste blog esta obra, quem estiver interessado em conhecê-la fará o favor de mo dizer para lha mandar por e-mail.

1 comentário:

Unknown disse...

Caro Senhopr Melo Bento,
Muito gostaria de ter acesso ao estudo que aponta. Tenho um afilhado de ascendência de VFC e estou a tentar traçar-lhe os antepassados. Como todas as ajudas são importantes para a descoberta da nossa história de família venho solicitar-lhe o seu envio para eliseumanuel@sapo.pt.
Muito agradecido
Eliseu Pacheco da Silva, Fenais da Luz